Marcados pelo Espirito Santo.

21:56 / Postado por Diogo Mota /



E há de ser que, depois,derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões( Joel 2:28).

É o segundo livro dos profetas menores, a obra que tem o nome do profeta, e encerra a sua mensagem ( Joel 1 a 3). data do livro de Joel é de aproximadamente 400 à 350 a.C. A sua profecia menciona, entre os inimigos do país, os fenícios( 3.4),e os egípcios ( 3.19), não fazendo referência alguma aos assírios ou aos babilônios, o que mostra claramente que ele escreveu, ou antes de estas potências se terem tornado formidáveis, ou depois de o terem sido formidáveis. Por consequência, ele deve colocar-se entre os primeiros profetas ou entre os últimos com avisos de correção, a primeira idéia desta mensagem de Joel mostra que ele existiu num tempo em que o povo de Judá não tinha ainda caído naquela extrema depravação, de tempos posteriores. Por estas razões, talvez, se possa precisar o período do seu ministério entre os reinados de Joás e Uzias. Foi contemporâneo de Oséias e Amós e assim como estes falaram a Israel, assim Joel falou a Judá. os assuntos do livro podem dividir-se em três partes, começando a primeira parte em ( 1:1 - 2:17), dá conta de uma praga de gafanhotos e uma seca que devastou Judá como um símbolo de julgamento Divino.A segunda parte ( 2:18 - 3:21), promete o dom do Espírito do Senhor para toda a população e declara decisão final sobre todas as nações, com a proteção e fertilidade de Judá e de Jerusalém.A terceira parte em ( 2:28 - 32),sobre o derramamento do Espírito de Deus.

Mais nesta postagem quero trazer alumi algumas marcas do Espírito Santo na vida do cristão, aprendemos que o Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus Eterno, Trino e Uno ( Marcos 1.11). Embora a plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério de Jesus e, posteriormente, no Pentecostes ( Atos 2), há trechos do antigo testamento que se referem a E'le e à sua obra. O termo empregado a palavra hebraica para "Espírito" é (ruah) que, às vezes, é traduzida por "vento" e "sopro". Sendo assim, as referências no antigo testamento ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus, ( Gênesis 2.7; Ezequiel 37.9,10,14), também podem referir-se à obra do Espírito de Deus.

O Espírito Santo tem Sua obra para ser realizada neste mundo. Por meio dos símbolos: Água, Luz/fogo, Vento, Óleo/Azeite, Pomba e Selo

Marcados pelo Espírito Santo.

1 - Água ( Gênesis 1:2 p/c) e ( João 7:37 ao 39)

Gênesis 1:2.
"e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".

João 7:37 ao 39.
37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 - E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

Após a leitura deste texto chegamos as seguintes conclusões:

a) Jesus compara o Espírito Santo à água.

b) Como a água é essencial a toda forma de vida, não pode haver vida sem a água. Usando o mesmo princípio, também não há vida espiritual sem a presença do Espírito Santo.

c) Derramar água em um terreno seco produz crescimento. No Nordeste do Brasil, é comum a existência de regiões secas. A vegetação simplesmente desaparece. O verde some e a vista é triste. Porém, quando vem a chuva, tudo floresce de repente. O verde aparece, a vida ressurge e a paisagem muda. O mesmo acontece com vidas ressequidas sem a presença do Espírito Santo. Porém, quando Ele vem ao coração daquele que O recebe, tudo muda.

d) Ellen White acrescenta: “O Espírito do Deus, mediante a fé, produz uma nova vida no crente.” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 178.

2 - Luz/fogo

“Nenhuma forma de vida pode existir sem luz.” – Arnold Wallenkampf, pág. 28.

O fogo tem várias formas e usos tais como: queimar, iluminar e advertir. Nos cultos antigos, o fogo fazia parte da adoração dos deuses e nos mistérios de purificação. – Theological Dictionary of the New Testament, pág.975.

a) Na relação para com Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento o fogo tem os seguintes usos:

1 - Representa a teofania divina, a manifestação da santidade e da grandeza de Deus. Êxodo 3:2.

2 - Representa o cuidado, a proteção e a presença de Deus no meio do Seu povo. Êxodo 13:21 e 22.

3 - Era usado para purificação de objetos. Levitico 13:52 e Números 31:23.

4 - Representa o julgamento divino. Êxodo 9:24 e Apocalipse 20:9.

5 - É também um sinal da graça divina na aceitação de um sacrifício. Gênesis 15:17 e II Reis 2:11.

6 - Pode representar um sinal de advertência. Atos 28:2

7 - Na linguagem figurada existem alguns contrastes interessantes para o símbolo o fogo. Para aqueles que rejeitam a graça divina, o fogo vem como julgamento. Marcos 9:47. Entretanto, os que aceitam Jesus como Salvador e Senhor são batizados com o Espírito Santo e com fogo.

b) Representação do Espírito Santo com o fogo:

1 - Ser batizado com o Espírito Santo e com fogo pode também representar a vida missionária do cristão. Quando Cristo diz: “Vós sois a luz do mundo”

3 - Vento

O vento não é visível, não sabemos de onde vem nem para onde vai. Entretanto, embora seja invisível, seus e-feitos são evidentes. Este símbolo revela as seguintes características da natureza do Espírito Santo:

a) O Espírito Santo é soberano. Assim como não podemos controlar o vento, não podemos controlar o Espírito Santo. Cai por terra a idéia de que o Espírito Santo é um poder ou uma força, porque poderíamos controlar o Espírito Santo se Ele simplesmente fosse somente uma força. Como o vento assopra onde quer, e não podemos dizer de onde ele vem ou para onde vai, assim é com o Espírito de Deus. Não sabemos por meio de quem Se manifestará.” – Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 15.

b) No simbolismo do vento, ainda vemos que o Espírito Santo é invisível e onipresente. Ellen White afirma: “Se bem que o vento seja invisível, seus efeitos são vistos e sentidos. Assim a obra do Espírito sobre a alma revelar-se-á em cada ato daquele que Lhe experimentou o poder salvador. Quando o Espírito de Deus toma conta do coração, transforma a vida” – O Desejado de Todas as Nações, pág. 173.

4 - Azeite/Óleo

No mundo bíblico, o azeite era usado para diversas finalidades, tais como:

1 - Uso comercial – Fazia parte da economia. Apocalipse 6:6 Lucas 16:6)
2 - Era usado para manter acesas as lâmpadas. Mateus 25:3.
3 - Era usado para diversos tipos de unção. Lucas 7:46; Hebreus 1:9 e Isaías 61:1.
4 - Também era usado para curar. Marcos 6:13 e Tiago 5:14. Theological Dictionary of the New Testament, pág. 221.
No campo espiritual, o azeite é comparado ao Espírito Santo. "O óleo é símbolo do Espírito Santo. Assim é representado o Espírito na profecia de Zacarias.” Ellen White, Parábolas de Jesus, pág. 407.

a) Assim como o azeite possui propriedades regenerativas e curativas, o Espírito Santo tem o poder de regenerar. As virgens sábias da parábola “recebido a graça de Deus, e o poder do Espírito Santo, que regenera e alumia, tornando a Palavra divina uma lâmpada para os pés e luz para o caminho. ” Ellen White, O Grande Conflito, pág. 394.

b) O Espírito Santo tem a função de iluminar o mundo com Sua glória. Quando os crentes estiverem cheios do Espírito Santo serão como lâmpadas colocadas no velador para iluminar o mundo. “Todo o tesouro celestial aguarda nosso pedido e recepção; e, ao receber a bênção, devemos transmiti-la a outros. É assim que as lâmpadas sagradas são abastecidas, e a igreja se torna portadora de luz ao mundo.” Ellen White, E Recebereis Poder [Meditações Matinais, 1999], pág. 17.

5 - Pomba

a) No mundo antigo, a pomba era conhecida entre outras coisas como o pássaro dos deuses, especialmente a fêmea. No Antigo Testamento, a primeira vez em que essa ave é citada é no Dilúvio. Alguns comentáristas relacionam ( Cantares 2:12) como uma referência ao Espírito Santo. No Antigo Testamento não há indicação de que a pomba seja um pássaro divino. Era usada como sacrifício. ( Levítico 1:14). No Novo Testamento, a pomba aparece como símbolo do Espírito Santo, descendo sobre Jesus em Seu batismo. Mateus 3:16. Maria ofereceu essa ave como sacrifício, mostrando que fazia parte da classe pobre. ( Lucas 2:24).Theological Dictionary of the New Testament, pág.830.

b) Características da pomba usadas para representar o Espírito Santo:

1 – Simboliza a simplicidade pode ser traduzido como não misturado, puro, sem mistura com o mal. ( Mateus 10:16)
2 - Universalmente, a pomba é freqüentemente representada como a paz.
3 - Outros aspectos que a pomba pode representar apropriadamente são gentileza e amor.
4 - A pomba vive em monogamia estrita e nunca abandona seu companheiro. Esta característica de constância identifica o constante amor do Espírito Santo por nós. Arnold Wallenkampf, pág. 26.
(Mat. 5:14) Ele está dizendo que o cristão deve ser a conexão entre a luz divina e o os que estão em trevas espirituais.

6 - Selo

A palavra selo ou penhor vem do grego Arrabon e significa depósito antecipado ou garantia. Theological Dictio-nary of The New Testament, pág. 80. Esse depósito antecipado torna-se uma garantia de que o comprador virá buscar o objeto comprado. Como símbolo da obra do Espírito Santo, este penhor significa o seguinte:

a) Assim como alguém paga um depósito antecipado pelo bem que virá buscar, Deus nos deu o Espírito Santo como garantia de que um dia virá para nos buscar. ( II Cor. 1:22) e ( Efésios 1:14.)

b) A certeza de que a presença do Espírito Santo em nossa vida é uma garantia de que Deus virá nos dar a herança eterna é confirmada pala morte de Cristo na Cruz.

c) O selo é também um sinal de propriedade. ( Jeremias 32:9 e 10). O Espírito Santo na vida do crente é sinal de que ele pertence a Deus. – Arnold Wallenkampf, Renovados por El Espiritu, pág. 27.

d) O Espírito Santo é também uma garantia de que o crente está seguro nas mãos de Deus e ninguém poderá arrebatá-los das mãos do Senhor.

CONCLUSÃO

Concluímos dizendo que, embora o Espírito Santo seja soberano, onipotente, onipresente, onisciente e infinito. Ele não interfere no livre arbítrio humano.

Embora Ele rogue, insista e apele. E'le insiste para que todos sejam levados ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, a decisão de aceitar ou rejeitar à Cristo Jesus como Único Salvado de Consumador da Fé, continua sendo nossa. Damos Graças a Deus porque conhecemos melhor a obra do Espírito Santo e Sua natureza por meio dos símbolos apresentados neste estudo.

Que o Eterno Espírito Santo continue lhe Abençõando Poderosamente, para todo sempre;

Pregador do Evangelho Diogo Mota.
Blog: http://www.clamandoporumavivamento.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...