O Maior Convite da História.

19:55 / Postado por Diogo Mota /




O Maior Convite da História.

Texto : Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mt. 11:28)

Introdução:
Amados Irmãos, Graça e Paz da parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Este é um dia festivo, separado para glorificarmos ao Senhor e para O adorarmos. Também anunciarmos que é tempo de se voltar para Deus enquanto é tempo, pois Ele está sempre de braços abertos esperando a todo homem, mulher, jovem e criança que está cansado de uma vida em que não consegue encontrar sentido. Desta forma, não poderíamos deixar de falar do mais belo convite de todos os tempos:
“Vinde a mim”! Hoje quero, com a graça de Deus, falar-lhes o que isto significa, como isto mudou a vida de muitos antes de nós e como isto pode mudar a sua vida.

Proposição: O propósito desta mensagem é fazer com que os ouvintes compreendam em primeiro lugar que ir a Cristo dará salvação para suas almas, e que Jesus, além de salvar, também lhes oferece uma vida de paz interior e ajuda o cristão a carregar seus fardos e a enfrentar suas lutas diárias. Fazer entender que a vida cristã não é isenta de lutas e desafios, mas que ao lado de Jesus, com a ajuda do Espírito Santo, estes são mais facilmente vencidos.

Sentença Interrogativa: Queridos irmãos, Porque é importante compreendermos o que significa ir a Cristo?

Sentença de Transição: É importante compreendermos com exatidão o que isto significa, pois em dias como os de hoje, em que tantos modismos estão se difundindo pela sociedade, onde inclusive o “gospel” tem virado moda e o cristianismo já não é mais conhecido pelo sacrifício, mas sim como um alegre movimento que muitas vezes imita o mundo e onde se esquece que muitos irmãos antes de nós deram a vida por esta causa, se perdeu o verdadeiro significado do que isto significa.

Primeiro Subtítulo: Para ir a Cristo foi necessário um grande sacrifício
Quando Jesus disse: “vinde a mim”, Ele sabia do preço que teria que pagar na cruz, derramando seu sangue para que pudéssemos ir a Ele. Jesus, sendo Filho de Deus, tinha consciência de sua missão na terra, de que padeceria, sofreria humilhações, seria chicoteado, cuspido, carregaria a cruz e finalmente morreria em prol da humanidade. Mas da mesma forma que sabia destas coisas, também sabia que venceria, que derrotaria a morte e tendo feito isto levaria sobre si as nossas dores e pelas suas pisaduras seríamos sarados. Desta forma pôde afirmar convictamente a expressão “vinde a mim” pois o sacrifício que estava fazendo, tomando a forma de homem e morrendo a morte que cada um deveria morrer garantiria que aqueles que fossem a Ele não mais precisariam pagar o preço do pesado fardo do pecado, pois este seria pago. Infelizmente deixamos muitas vezes de nos lembrar do tão grande sacrifício feito por Jesus, mesmo assim Ele continua nos dizendo para irmos a Ele. O sacrifício de Jesus em nosso favor, em favor do homem perdido é por demais precioso, por isso Jesus merece que nos entreguemos completamente a Ele. Não obstante, temos também o sacrifício de muitos irmãos, que padeceram as mais terríveis dificuldades para perpetuar a palavra de que indo a Jesus encontraríamos descanso para nossas almas. Durante dois mil anos quantos morreram por esta causa, sendo, ao lado do Espírito Santo, guardiões da Palavra de Deus. Homens famosos e anônimos trabalharam por esta causa, tendo em todo tempo a certeza de que aquilo que estava por vir recompensava o que estavam passando.

Segundo Subtítulo: Ir a Cristo significa negarmos este mundo
Quando Jesus disse para irmos a Ele, conhecia nossos corações. Ele viveu como homem entre nós, conhecendo nossas paixões, nossas lutas, nossas tentações e por amor a nós, nos deixou um conselho precioso por intermédio do Apóstolo João: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1ª João 2:15). Ele, por conhecer nossa natureza e por saber da natureza do mundo, sabe que ninguém pode servir ao mundo e a Deus, pois o mundo jaz no maligno e aqueles que quiserem estar em Cristo, desta forma, não podem estar no mundo. Não se trata simplesmente de regra desprendida de sentido, mas sim de uma atitude de coração. Aqueles que amam a Deus, não amam o mundo e fazendo isto, teremos acesso às benção da preciosa palavra: “eu vos aliviarei”. Afirmo-vos categoricamente que é impossível ir a Cristo sem negar o mundo. Não se trata simplesmente de vivermos alienados daquilo que acontece ao nosso redor, mas sim de não nos contaminarmos. Antes de padecer na Cruz, Jesus orou a Deus a nosso respeito dizendo: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (João 17:15). Indo a Cristo temos ainda esta promessa de que seremos guardados espiritualmente do maligno.

Terceiro Subtítulo: Indo a Cristo teremos nova vida
Jesus disse que era para ir a Ele todos os cansados e oprimidos e Ele os aliviaria. Se você muitas vezes está cansado, se sente oprimido, há uma promessa preciosa nesta palavra que lemos, se você for a Ele: Jesus o aliviará! A medicina reconhece a Depressão como um dos males do século. A correria do dia-a-dia, o trânsito, o stress, o bombardeio de informações, a necessidade de ser o melhor em sua carreira, em seu trabalho, a competição exaustiva tem levado inúmeras pessoas a este estado de cansaço e fadiga. Jesus, porém nos oferece a solução: “vinde a mim”. Ele diz ainda mais: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6:25). A nova vida que Jesus lhe oferece indo a Ele não é uma vida isenta de problemas, e eu os estaria enganando se dissesse que assim o seria, mas sim uma vida onde podemos, em todo tempo contar com a provisão do Senhor para nossas vidas e com as consolações e a direção do Espírito Santo para nos levarmos na direção certa, independente das circunstâncias, com paz interior, que é tão profundamente desejada nos dias de hoje.

Quarto Subtítulo: Indo a Cristo teremos certeza de Salvação
Para aqueles que não conhecem a Jesus, a morte é uma certeza, mas o que virá depois dela é uma incógnita, por isso as circunstâncias de uma cerimônia fúnebre não cristã são tão carregadas de tristeza e de dor. Para aqueles que conhecem o Deus da vida, porém, estas circunstâncias são tidas apenas como um breve momento de separação, pois sabe-se que o ente querido que partiu com Jesus, será reencontrado em breve. Querido irmão ou irmã, você sabe onde passará a eternidade? Você sabe para onde irá quando cessar sua respiração? A Bíblia nos adverte severamente que só existem dois caminhos, um que conduz a eternidade com Cristo, reservado àqueles que foram a Ele atendendo este chamado “vinde a mim” e outro, denominado inferno, destinado àqueles que não atenderam este convite. Diante disto fica aqui este precioso convite: venha a Cristo. Você pode até me perguntar: como posso ter certeza? A Bíblia, que é a Palavra de Deus nos diz na carta escrita aos Hebreus, capítulo 11, verso 1 que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Ela brota sobrenaturalmente no coração daqueles que desejam ir a Cristo. Atenda a este chamado!

Quinto Subtítulo: Indo a Cristo encontraremos descanso para nossas almas
Tendo a certeza da salvação, conforme descrito acima, não haverá incerteza quanto ao dia de amanhã. Nossas almas estão então em paz. Quantas vezes você já olhou para um crente e se perguntou: qual a razão de tamanha alegria, porque parece que está sempre reluzente? Há alguma coisa de diferente e o que será? Pois eu lhe digo, todos os que vão a Cristo passam a ter o Espírito Santo habitando em seus corações e onde o Espírito está, aí há alegria. Não há então necessidade de buscar outras coisas para preencher o coração, pois o mesmo Espírito sabe de todas as nossas necessidades e nos preenche completamente, dando-nos a paz, o descanso que precisamos. Não se trata de um descanso do corpo, mas sim um descanso de alma. Indo a Cristo passamos a ser filhos de Deus verdadeiramente. Como é maravilhoso saber que temos um Pai que está no controle de todas as coisas. Que não permitirá que carreguemos um fardo maior que nossas forças podem suportar. Ele mesmo diz na seqüência do versículo que lemos: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. Ele nos propõe aqui que deixemos nossos fardos nas suas mão e o troquemos pelo seu, que não é pesado, mas sim agradável de se levar. Oh! Que maravilhoso convite este.

Conclusão

Certamente este é o mais maravilhoso convite de todos os tempos, feito especialmente para cada um de nós. Ele tem o seu, o meu, nome individualmente escrito. Para que ele pudesse ser feito, foi necessário um grande sacrifício, Jesus teve que derramar seu sangue na cruz, por isso ele não pode ser desprezado. É necessário que neguemos o mundo atendendo este convite, pois assim fazendo não precisaremos mais das coisas que o mundo oferece para termos paz interior. Nova vida temos em Cristo Jesus, alegria verdadeira, você já experimentou isto? Sem remorso nem dor, sem sentimento de culpa! Venha a Cristo e terás certeza de onde irás passar a eternidade.
Você pode até pensar: sou muito pecador para isto, mas posso garantir que aqueles que forem a Cristo, de modo algum Ele rejeitará, mas receberá integralmente, como estás. Hoje é o tempo de ir a Ele, hoje é o dia, não importa como esteja. Se você for a Ele, haverá grande festa no céu e Jesus está esperando de braços abertos. Em Jesus, com toda certeza encontrarás descanso para sua alma. NEle você ainda viverá e certamente ainda terá problemas, mas tem garantida a vitória. Suas incertezas para o dia de amanhã serão aos poucos dissipadas. Atenda a este convite tão precioso que só o Filho de Deus poderia fazer: “vinde a mim”.


Pregador do Evangelho Diogo Mota.
Blog: http://www.clamandoporumavivamento.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...