3 Pilares de Deus

20:21 / Postado por Diogo Mota /



O DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ

Texto:

(Êxodo 3:15) - E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

INTRODUÇÃO

O Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o Deus verdadeiro ao qual servimos e adoramos. Não há outro diante do qual devemos nos prostra, em
(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Ele é o grande EU SOU em, (Êxodo 3:14) - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Este é seu nome Deus de Abraão e quero ser lembrado dessa forma de geração a geração.

PROPOSIÇÃO
O DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ É O DEUS VERDADEIRO AO QUAL SERVIMOS E ADORAMOS.

INTERROGATIVA
POR QUE O DEUS DE ABRAÃO DE ISAQUE E JACÓ?

TRANSIÇÃO
VAMOS ENTENDER UM POUCO DA VIDA DE NOSSOS PATRIARCAS PARA COMPREENDER ESSA EXPRESSÃO USADA PELO NOSSO DEUS.

1.O DEUS DE ABRAÃO

1.1. É O DEUS QUE HONRA SUAS PROMESSAS
(Gênesis 12:1) - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
(Gênesis 12:2) - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
(Gênesis 12:3) - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
•DEUS CHAMOU ABRAÃO, PAI DAS ALTURAS, DE UR DO CALDEUS O MANDOU PARA UMA TERRA A QUAL NÃO CONHECIA.
•O SENHOR FEZ-LHE UMA TRÍPLICE PROMESSA:

1º.FARIA DELE UMA GRANDE NAÇÃO.
2º.ABENÇOÁ-LO-IA.
3º.FARIA DELE UMA BÊNÇÃO: NELE, ABRAÃO SERIAM BENDITAS TODAS AS NAÇÕES DA TERRA.
1.2. É O DEUS QUE GUARDA ALIANÇA
(Gênesis 15:18) - Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
•ABRÃO NÃO TINHA FILHOS, SARAI ERA ESTÉRIL, MAS O SENHOR LHE PROMETEU DAR UM HERDEIRO.
•ELE NÃO PODERIA CONTAR O NÚMERO DOS SEUS DESCENDENTES (V.5).
•O SENHOR RENOVOU O PACTO COM ELE E MUDOU-LHE O NOME PARA ABRAÃO, PAI DA MULTIDÃO.


2.O DEUS DE ISAQUE

2.1. É O DEUS DE MILAGRES
(Gênesis 21:5) - E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
(Gênesis 21:6) - E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.
•AOS CEM ANOS UM HOMEM VIGOROSO EVENTUAMENTE, PODERÁ SER PAI; MAS UMA MULHER ESTÉRIL, E AOS NOVENTAS ANOS, É IMPOSSÍVEL DE SER MÃE.


2.2. É O DEUS QUE PROVÊ
(Gênesis 22:8) - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
(Gênesis 22:9) - E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
(Gênesis 22:10) - E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
(Gênesis 22:11) - Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
(Gênesis 22:12) - Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
(Gênesis 22:13) - Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
(Gênesis 22:14) - E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
•O DEUS DE ISAQUE, JEOVA JIRÉ PROVOU A FÉ DE ABRAÃO, MAS PROVEU O CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO.
•ISAQUE VEIO A SER PAI DO GÊMEOS ESAÚ E JACÓ.


3.DEUS DE JACÓ

3.1. É O DEUS QUE NOS CONHECE
•VEJÁ O MAU CARÁTER DE JACÓ. SEU NOME SIGNIFICA SUPLANTADOR (levar vantagem); SEU CARÁTER NÃO ERA RECOMENDAÁVEL: COMPROU A PRIMOGENITURA DE SEU IRMÃO ESAÚ (Gn 25:31-34) E ENGANOU SEU PAI ISAQUE VEJÁ (Gn 27:18-29,35)

3.2. É O DEUS QUE TRANSFORMA O HOMEM
(Gênesis 32:25) - E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
(Gênesis 32:26) - E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
(Gênesis 32:27) - E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
(Gênesis 32:28) - Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

•EM PENIEL, O SENHOR MUDOU O NOME E O CARÁTER DE JACÓ.
•SUA NATUREZA FOI VENCIDA: MORREU O VELHO HOMEM, JACÓ, E NASCEU O HOMEM ESPIRITUAL, ISRAEL, HOMEM DE DEUS.


4.É O NOSSO DEUS

4.1. É DEUS DE VIVOS
(Mateus 22:32) - Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
•EM CRISTO TODOS TEMOS A VIDA ETERNA.

4.2. QUE NOS FEZ UMA NOVA CRIATURA, EM CRISTO
(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

4.3. QUE PROVÊ NOSSAS NECESSIDADES
(Salmos 23:1) - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
(Lucas 6:38) - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
(Filipenses 4:19) - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

4.4. QUE CUMPRE SUAS PROMESSAS
(Hebreus 13:5) - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

CONCLUSÃO

NÃO HÁ OUTRO DEUS ALÉM DO DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ AO QUAL DEVAMOS ADORAR. ELE É TAMBÉM O NOSSO DEUS!

Pregador do Evangelho Diogo Mota.
Blog: http://www.clamandoporumavivamento.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...