AVIVAMENTO NO CARMELO

20:27 / Postado por Diogo Mota /



AVIVAMENTO NO CARMELO - 1 RS 18:18 -39

A vida do profeta Elias até hoje tem fascinado milhares de pessoas, sua intimidade com Deus, autoridade, ousadia, deixou uma marca profunda na história de Israel. Um homem integro a serviço de Deus. A passagem em pauta esta relacionada com um desafio, no cume do carmelo, 450 profetas de baal, contra um. E' sabido que a grande maioria ja conhece esta historia, porém se faz necessario analisar algumas atitudes importantes que levaram o profeta Elias vencer, este desafio.

1-O contexto de Israel reino do norte nao era dos melhores, idolatria, apostasia, Acabe estava no poder, um rei totalmente vulnerável, fraco emocionalmente. Para piorar a situação ele se casou com Jezabel sacerdotiza de Baal uma entidade paga.

2-As leis que saiam do palacio de Samaria, eram contrarias a tudo aquilo ensinada por Deus, o desejo de ambos era influenciar a nacao para a pratica da idolatria..

3-Neste contexto surge uma homem chamado Elias, oriundo de uma singela aldeia chamada Tisbe'. Este homem em pouco tempo iria introduzir um grande avivamento em Israel.

4-Antes de entrarmos na historia vejamos algumas definições de avivamento.
A-Regresso ao primeiro amor. B-restauracao espiritual. C-Salvação de almas em grande escala. D-Arrependimento de pecados. D-Visitacao sobrenatural de Deus.

5-VEJAMOS ALGUMAS ATITUDES QUE O PROFETA ELIAS EFETUOU, QUE O LEVOU A EXPERIMENTAR UM PODEROSO AVIVAMENTO NO MONTE CARMELO: AFINAL DE CONTAS ESTAMOS NO AVIVA NEWARK.

I-PRIMEIRA ATITUDE.ELIAS DEFINIU QUEM ERA O SEU DEUS. 1 RS 18:21.

1-O texto e' claro em afirmar que o povo estava dividido. Aguns eram seguidores de baal e outros estavam indecisos, outros tinham medo de afirmar que eram adeptos de Jeová, outros quem sabe nao criam em mais nada.

3-Para viveres, um genuino avivamento,necessitaras de uma decisao seria por Deus.O que muitos devem entender e' que o todo poderoso nao divide sua gloria com ninguem.Muitos querem viver com Deus, mas nao renunciam outros deuses paralelos. Mt 16:24=disse Jesus, se alguem quiser vir apos mim, renuncie-se a si mesmo,tome sobre a si a sua cruz e siga-me.

4-Devemos recusar amor as riquesas, desejos egolatras, idolatria, orgulho, desejos carnais, e vou dizer mais, renunciar ate pessoas mas intencionadas, que nos desviar da meta.

5-O profeta Elias convidou o povo a escolher entre Deus e baal, Josué e sua familia decidiram servir ao Senhor(jos 24:15), Mateus o pulblicano deixou a coletoria e decidiu seguir a Jesus. O meiom termo nao é da vontade de Deus, sejais frios ou quentes senao, vomitarteei da minha boca.
Sal 25:12= Qual é o homem que teme ao senhor? Ele o ensinara' no caminho que deve escolher.

6-Avivamento e' decisao. Nao tem a historia de ficar em cima do muro.
Meu amigo nao essa de voto nulo.

II-ATITUDE.ELIAS ESCOLHEU O CORDEIRO CERTO. 1 RS 18:23.

1-A biblia diz muitos se vetirao como cordeiro,mas sao lobos devoradores.Nossos olhos humanos por si so,nao tem a capacidade de reconhecer o cordeiro de Deus.Sem a orientacao do Espirito santo,andamos desorientados,como um aviao sem torre de comando,infelismente muitos tem sido enganados,estao sendo levados pelos ventos que constamente surgem.

2-Joao batista apontou Jesus cristo como o cordeiro de Deus,que tira o pecado do mundo.

3-Certamente o cordeiro de Deus foi despedacado por nossas transgressoes,e levantado no madeiro por nossas culpas.Jesus e' o cordeiro,e nos o altar,altar nao funciona sem cordeiro.
4-Nao ha avivamento se nao tiver sacrificio,em todo avivamento que se presa o cordeiro(jesus) e' a pessoa mais importante. Nao existe avivamento sem aspersao de sangue, o cordeiro foi despedacado, moido.

5-Sempre quando vc chegar em uma igreja clame pelo sangue, nao e' possivel entrar em uma igreja sem lembrar deste sacrificio.

III-ATITUDE.ELIAS INVOCOU O NOME DO SENHOR.1 RS 18:24

1-Agora que vc ja definiu quem e' o seu senhor,conselho invoque seu nome.Isais diz: Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocaio enquanto esta perto.
2-Interessante e' que o povo se agradou da palavra de Elias. Hoje acontece um fator semelhante, quando falamos de Cristo ou de suas maravilhas, muitos se agradam, acham interessante, porem nao tomam a decisao correta no final.
3-Invocar a Deus consiste em humilhacao do homem e da exaltacao de Deus,porem se isto nao for feito de coracao nao obtera' resultado. Os profetas de baal dancavam,pulavam,se retaliavam,gritavam e ate' profetizavam, porem o resultado foi um silencio total. Imagino as coreografias feitas pelos profetas de baal, muitos poderiam dizer uau como eles dancam bonito, certamente seu deus esta' muito satisfeito.
4-Entendam nao será uma ornamentacao,coreografia,que fará algo sobrenatural aconteca, pois o carnaval faz muito bem, conjutos de musicas pop.
5-Avivamento nao tem nada a ver com sacrificio de tolos,estilhacar, subir escadas de joelhos, dormir em cima de camas de pregos, tomar sangue de animais.
6-Invocar a Deus e' mais do que palavras agradaveis, instrumentos de cordas, coreografias, e sim fazer uso da sinceridade, adoracao. Mc 12:30=amaras, pois ao senhor teu Deus de todo o coracao, e de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento,e de todas as suas forcas, este e' o primeiro mandamento.
7-Jer 33:3-invoca-me e responderte-ei coisas grandes e firmes que nao sabes.
8-A intencao dos profetas de baal era chamar a atencao desta entidade, porem a biblia diz que so há um Deus nos ceus,na terra e debaixo da terra.
9-Tg 5:17=elias era um homem sujeito as mesmas paixoes que nos, e orando, pediu que nao chovesse, e por 3 anos e seis meses, nao choveu sobre a terra,e orou outra vez, e o ceu deu chuva, e a terra produziu seu fruto.

IV-QUARTA ATITUDE ELIAS RESTAUROU O ALTAR QUE ESTAVA DESTRUIDO.1 RS 18:30

1-Meu amigo eu nao sei o que pode estar quebrado na sua vida,quem sabe pode ser seu ministerio,sua comunhao,sua intimidade com Deus, sua santidade,a tendencia do homem
Ao tentar remendar, costurar, mas o que ele fez fou reconstruir o altar com 12 novas pedras.
2-12 pedras,que representava as 12 tribos, alatar restaurado fala-nos de unidade, comunhao. Elias nao estava pensado somente nele, ele se lembrou das outras tribos. Aquilo que Deus tem derramado aqui, peco para ele fazer em outros lugares tambem.
3-Altar restaurado fala-nos de santidade, zelo, amor. Elias era um homem inconformado, com aquela situacao,nos nao podemos aceitar tudo de bracos cruzados, temos que fazer alguma coisa.

V-ELIAS BUSCOU O FOGO DE DEUS.18:23.

1-Muitos tem se enganado buscando fogo estranho,do tipo nadabe e abiu',e rejeitam o fogo de Deus. Alguns vao alem e produzem seu proprio fogo.Observe como Elias orienta:nao coloquem fogo. Mais adiante ele diz que o Deus verdadeiro iria responder com fogo.
2-Um dia desses liguei a televisao e estava la um padre ensinando a expulsar demonios com folha de arruda, junto com sal grosso.
3-Outros sao especialistas,atores de pulpito que manipulam as pessoas com praticas que forjam um derramar da presenca de Deus. Aberracoes teologicas, ausencia da biblia, realmente a palha tem queimado em alguns lugares, so' que o fogo de palha acaba rapido.
4-Podemos cortar lenha,podemos tirar as pedras, podemos ter povo, ter microfone, organizacao, predio bonito, carterinha de membro, titulo de doutor,mas que coloca,ateia fogo e' Deus.
5-Pregando em um certo congresso no Brasil um pastor me abordou, e me fez uma pergunta. Pr me ensina atear,mandar fogo na igreja,qual e' o seu metodo?
6-O segredo esta em esperar o fogo de Deus.MT 3:11=E,EM VERDADE VOS BATIZO com agua, para o arrependimento, mas aquele que vem apos mim e' mais poderoso do que eu,nao sou digno de levar suas sandalias, ele vos batizara' com espirito santo e com fogo.
7-Dt 5:4= moises no monte sinai. Salomao apos acabar de orar 2 cron 7:1-3
8-Em pentecostes o fogo veio do ceu. No deserto havia uma coluna de fogo.
9-Nao ha' avivamento sem fogo.1 rs 18:38-39

Pregador do Evangelho Diogo Mota.
Blog: http://www.clamandoporumavivamento.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...