Estudos Bíblico sobre A visita a Emaús. Estudo baseado no Evangelho de Lucas 24.13-32
A visita a Emaús
Lucas 24.13-32
A mensagem
Que Cristo não mais é conhecido “segundo a carne” mas é revelado nas Escrituras ao crente. Ele ainda nos acompanha pelo caminho, invisível, e nos declara em todas as Escrituras as verdades concernentes a Ele mesmo.
1 – INTRODUÇÃO
Há ocasiões em que Jesus pode estar mais perto do que pensamos. Ele sabe quando andamos tristes, e deseja nos consolar.
2 – A VIAGEM E OS VIAJANTES
Os dois nesse domingo saíram de Jerusalém, afastando-se do meio dos discípulos, e fizeram uma viagem de Uns dez quilômetros; mas depois de reconhecerem a Jesus voltaram para estar com os crentes reunidos.
O que sabemos dos viajantes é que se afastaram do povo de Deus; que andavam tristes; que as suas esperanças de “redenção” foram abaladas; que escutaram as palavras de Jesus com atenção, e seus corações ardiam; que Deus lhes abriu os olhos e descobriram que Jesus estava com eles; que então imediatamente obedeceram ao impulso e voltaram a Jerusalém.
3 – A CONVERSA DOS DOIS
Falavam dos acontecimentos em Jerusalém (da cruz e ressurreição?). E hoje tais assuntos ainda de vez em quando nos ocupam… Conversam sobre as suas tristezas— esperanças desvanecidas; e sobre o fim de uma vida maravilhosa.
E DOS TRÊS: Jesus primeiro os interroga sobre a tristeza, e eles o julgam ignorante dos acontecimentos recentes. Jesus então reprova a ignorância deles, e faz-lhes uma maravilhosa exposição das escrituras. Então eles fazem seu convite.
As nossas circunstâncias são diferentes, mas às vezes temos as nossas tristezas (por quê?). Se uma experiência semelhante se desse conosco, que resultaria?
4 – O QUE CONVINHA E POR QUÊ
Atrás de tal “conveniência” ou antes “necessidade”, há muita coisa. . . Notar as duas coisas necessárias.
5 – UMA CEIA E UMA DESCOBERTA
Notar: 1) A atitude de Jesus; 2) O convite; 3) O presidente da festa; 4) A compreensão.
Conclusão
Nota a importância e valor do Velho Testamento. Cristo em todas as Escrituras (v. 27). Comparar três coisas abertas: olhos (31), Escrituras (.32), entendimento (45). Que seja assim conosco! Cristo foi conhecido no partir do pão. Pode acontecer uma coisa semelhante hoje.
Fonte: Maxmode
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário